Os Micro - elementos e a Saúde

Extraído do livro:

“Minerals for the Genetic Code”,

Baseado no trabalho de Dr. Richard Olree

Escrito por Charles Walters

Sílica

É o cimento do cérebro.  Protege contra câncer ovariano. Sinal de carência: sulcos nas unhas. Previne acúmulo de alumínio no corpo. Contribui vigor, energia, e força, aumenta alcalinidade do corpo .

Sintomas de carência: Estomago nervoso, fraqueza dos ligamentos, gota, dificuldade de curar feridas, depressão, disfunções sexuais, juntas inchadas, temperatura baixa do corpo, abscessos e cansaço.

Fontes: Castanha de Pará, castanha de caju, feijão verde, pepino, alface, coco

Cobalto

Vitamina B-12. Facilita o uso de vários micro-elementos , veja abaixo.

Facilita a absorção do ferro no corpo.Ativador de enzimas, fixa nitrogênio na formação de aminoácidos.

Fontes:Echinácea, semente de abóbora, alfafa, tomilho, alho, cabelo de milho, capim santo (capim limão), gengibre,

Minerais controlados pelo cobalto:

Manganês

Importante para o funcionamento do timo ( sistema imunológico), elasticidade do corpo, coordenação do pensamento, capacidade de recuperar, metabolismo de osso, muitas reações de enzimas.

Deficiência: Confusão mental, impaciência, gota , ansiedade, schizofrenia, asma, pesadelos, depressão convulsões, infertilidade, juntas que estalam.

Fontes:Cravo, canela, erva doce, gengibre, pinha ( folha), alface, abacaxi,

Titânio

Faz conjunto com germânio

Vanádio

Regulação do sistema circulatório

Fonte Feijão verde, repolho, alface

Cromo

Regulador de insulina, hormônio metabólico potente, precisa ser reposta diariamente

Deficiência: Diabetes, hipoglicemia, colesterol aortico, neuropatia periferal, hipo/hipertiroidismo, obesidade, depressão, e arteriosclerose

Fontes: Stévia, coentro, gengibre

Ferro

Oxigena o corpo.

Deficiência: anemia, unhas quebradiças, cansaço, irritação, confusão, ossos quebradiços, anexoria, tontura, e prisão de ventre.

Fontes: Folha da mandioca, dente de leão, feijão (fruto),bredo, uva, tanchagem,

Cobre

Envolvido em muitas reações enzimáticas, precisa estar em equilíbrio com o zinco,

Deficiência: cabelos brancos, cirrose do fígado, alergias, parasitas , hérnia, anemia hiper-/ hipotiroeidismo, artrite, hérnia de disco.

Fontes: tomate, repolho, gergelim, lflor de moringa

Zinco

Serve para síntese das proteínas. Faz parte integral do DNA, encontrado em todos os fluidos do corpo, inclusive urina e saliva. Necessário para produção de hormônios, e para o próstata, Sistema imunológico.

Deficiência: Angina, paranóia, mau cheiro do corpo, perda de cabelo, obesidade, acne, infertilidade, infecções, diabete, TPM, problemas do tireóide, hipo-/hiper tensão, depressão e doença de Crohn.

Fontes:  Tomate, repolho, feijão ( fruto), couve, coco, pepino, castanha de caju.

Germânio

Necessário para nutrição ótimo  do corpo humano. Aumenta a atividade de vários órgãos , aumentando o nível de oxigênio e expelindo poluentes e patógenos.

Deficiência:  asma, cirrose, neuralgia, câncer, leucemia, hipertensão, amolecimento do tecido cerebral, insuficiência cardíaca.

Fonte; Este elemento só se encontra no gengibre!

Scandio (Scandium)

Raro no planeta, mas abundante no sol. Se absorve pela pele. Metabolismo de vitamina D, na presença de boro, e metabolismo do cálcio.

Boro

Controla todas as cargas +3 no corpo. Facilmente displaçado pelo alumínio. Absorve radiação, defende o coração. Metabolismo do cálcio, magnésio, eleva níveis de testosterone. Funcionamento do cérebro, ativa vitamina D.

Deficiência: ADD, osteoporose, artrite, cansaço, diminuído função motor, falhas na memória curta, aumento de perda de cálcio e magnésio na urina.

Fonte: Curcuma (azafrão árabe), morango, repolho, dente de leão, maçã, folha da pinha, figos, tomate, alface, pêra, beterraba, couve-flor, rabanete, salsinha.

Bromo

Funcionamento do estomago.  Em conjunto com boro, controla uso das mãos.

Deficiência (em conjunto com deficiência de boro e excesso de alumínio): Doença de Parkinson

Fonte: Pimentas, castanha de Pará., dente de leão,  repolho, batatinha, salsinha, canela,

Yttrio (Yttrium)

Uma das três terminações possíveis de DNA (junto com hidrogênio e enxofre), controla produção de proteínas, ajuda na retenção dos outros minerais no corpo, longevidade, depende de duas bactérias para metabolismo: Bifidobacterium bifidum e bifidobacterium longum. Melhora a absorção de selênio. Relação inverso com alumínio ( se alumínio aumenta, yttrio diminui).

Deficiência: Doenças neurológicas ( sclerose em placas, Alzheimers,etc.) 

Selênio

Importante para a supressão de tumores. Participa em muitas enzimas, mantém saúde celular, sistema imunológico, formação de anticorpos, resistência a vírus ( inclusive AIDS).

Deficiência: Câncer, AIDS

Fonte: castanha de Pará, capim santo, tomilho, stevia, babosa, alho, tanchagem, gengibre

Bário

O vírus do AIDS consome o bário, resultando num consumo conjunto de selênio. Assim, o AIDS é de fato uma doença do esgotamento do selênio no corpo. Bário também influencia a relação cálcio/magnésio. Em muitos paises estão espalhando bário na atmosfera para compensar o buraco no ozônio. Sobrecarga de bário provoca desequilibro de selênio.

Fonte: Respiração (ar)

Césio

Apóia o sistema imunológico na luta contra o câncer.  Protege a saúde.

Fonte: Castanha de Pará, feijão de corda, castanha de caju, coco,

Iodo

Regulador do tireóide. É o termostato do corpo.

Deficiência: Cistos no ovário ( em conjunto com excesso de cafeína). Na falta de iodo, o excesso de potássio forma os cistos. Mulheres que sofrem este desequilibro  se viciam no chocolate ( fonte de cafeína). O flúor pode roubar o lugar do iodo, desequilibrando o tireóide e a produção de hormônios. Metabolismo de gorduras e desenvolvimento físico e mental, proteção contra entrada de toxinas, ajuda na assimilação de fósforo e cálcio. Só funciona na presença de selênio.

Fonte: No litoral, do ar que vem do mar; algas marinhas, soja, abacaxi, canela, coco, morango, castanha de Pará,

Telúrio

Ajuda selênio proteger o corpo contra câncer e vírus . Polônio 210, provindo do cigarro, pode tomar o lugar do telúrio, aumentando as chances de tumores.

Fonte: Alho

Magnésio

A base da clorofila, destruído por ácido fosfórico ( coca cola). Esgotado por desidratação.Presença de boro ajuda conservar magnésio no corpo. Suplemento de cálcio pode esgotar o magnésio.  Envolvido em praticamente todos os sistemas do corpo.

Deficiência: mau cheiro, músculos não funcionam , prisão de ventre, rins não funcionam, não consegue trabalhar, dorme mal, as costas doem, palpitações do coração, osteoporose, pálpebras tremem, pressão alta, enxaquecas, asma, desmaios, tontura, depressão, sonolência, calcificação dos órgãos.

Fontes: Beldroega, feijão verde, alface, coentro, linhaça, pepino,bredo, tomate, bok choy, semente de abóbora, salsinha ( e folhas verdes escuras em geral)

Ácido Fosfórico 

Contido nas colas, este ácido esgota a reserva de magnésio no corpo, que leva a um esgotamento do selênio, desequilibra o metabolismo do cálcio e interfere com todos os outros minerais na tabela. O sistema imunológico é severamente afetado, os músculos não funcionam direito. Perde-se a clareza mental. Para ver os sintomas de intoxicação por ácido fosfórico, veja deficiência de magnésio e de selênio.

Entre em contato

Marizá Epicentro

Tucano - Bahia - Brasil

Marsha Hanzi

Newsletter

Digite seu e-mail e eu lhe enviarei mais informações

© Copyright Mariza Epicentro 2018. Todos os direitos reservados. - Tucano - Bahia - Brasil

Search